domingo, 13 de junho de 2010



Mídia e Elite: os oráculos da "Verdade"


Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Vendo os telejornais e folheando algumas das mais vendidas revistas semanais algo me vem à mente: a quem eles pensam enganar?

Páginas de propaganda, vários minutos de comerciais e uma preocupação em citar o que o governo faz ou deixa de fazer para acalmar e atrair os investidores estrangeiros enquanto melhorar a vida do povo brasileiro - veja-se o caso dos aposentados - é sempre mostrado como despesa inútil de dinheiro que deveria se usado na infra-estrura por onde se escorra a produção pára o exterior, cada vez mais lucrativa, cada vez mais enriquecedora, enquanto os salários dos mesmpso que produzem para estes capitalista ganham cada vez menos, sem direito a pensar em uma aposentadoria decente...

Este é o Brasil globalizado... Onde a mídia educa para a única "democracia" considerada válida pelas elites: a de Consumo e a do não-pensar.

Já dizia o filósofo Immanuel Kant, em fins do século XVIII, que as pessoas renunciam a pensar por si mesmas. Preferem se colocar sob proteção dos "oráculos da verdade": a revista semanal, o telejornal, o patrão, o chefe, o pároco ou o pastor. Hoje em dia, também aceitam de bom grado o que é cuspido pela Revista Veja, pelo Jornal Nacional ou o que fala o "Iluminado e não preconceituoso" Boris Casoy.

Nas palavras lúcidas de Frei Betto, em artigo publicado no Correio da Cidadania:

Esses os guardiões da verdade que, bondosamente, velam para não nos permitir incorrer em equívocos. Graças a seus alertas sabemos que as mortes de terroristas nas prisões made in USA de Bagdá e Guantánamo são apenas acidentes de percurso comparadas à morte de um preso comum, disfarçado de político, num hospital de Cuba, em decorrência de prolongada greve de fome.

São eles que nos tornam palatáveis os bombardeios dos EUA no Iraque e no Afeganistão, dizimando aldeias com crianças e mulheres, e nos fazem encarar com horror a pretensão de o Irã fazer uso pacífico da energia nuclear, enquanto seu vizinho, Israel, ostenta a bomba atômica.

São eles que nos induzem a repudiar o MST em sua luta por reforma agrária, enquanto o latifúndio, em nome do agronegócio, invade a Amazônia, desmata a floresta e utiliza mão-de-obra escrava.

É isso que, na opinião de Kant, faz do público Hausvieh, "gado doméstico", arrebanhamento, de modo que todos aceitem, resignadamente, permanecer confinados no curral, cientes do risco de caminharem sozinhos.


E assim, temos uma mentira que, de tanto propagada, vira uma "verdade" que - graças a Deus e felizmente -, se engana parte do povo todo o tempo, não engana todo o povo todo o tempo, como diria o grande presidente Abraham Lincoln...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.