terça-feira, 5 de novembro de 2019

A luta de cada dia com um pouco de poesia, por Dora Incontri



A luta de cada dia com um pouco de poesia, por Dora Incontri, publicado no GGN


É de manhã e já me cansa
Mais um novo assassinato
De um indígena guardião
E já me fere a esperança
Com esse bárbaro ato
Ensanguentando a nação.

É de tarde e vejo a rede
Com as balbúrdias infames
De milícias no poder…
E já me sufoca a sede
De justiça sem vexames
Que me alivie o viver…

É de noite e vem o vídeo
Do apoplético feroz
Vociferando absurdos…
E já me pica o aracnídeo
Da raiva que não tem voz
Da raiva de tantos surdos…

Sei que toda essa miséria
É antiga, é estrutural,
Está enraizada na terra
Da escravidão deletéria
Do machismo natural
Em uma atávica guerra…

Constitui-nos a violência,
E a sádica dominância
Sobre um povo sem razão.
Na trágica subserviência
À estrangeira ganância
Perdemos sempre a nação…

Levanto-me a cada dia
Buscando a força da luta
E a esperança que não morre…
Que se quebre a hegemonia
Dos que usam força bruta
De quem toda treva escorre…

Levanto-me a cada instante
Para honrar os nossos mortos
Que deram sua vida e morte
Por um mundo de decência
Pra que a luz da consciência
Brilhasse sempre mais forte.

Levanto-me e fico em pé
Vou semeando o que posso
Vou acolhendo quem vem…
Quem luta não perde a fé
Lutemos pelo que é nosso:
A paz, a verdade e o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.