Do Jornal da Gazeta:
"Os Caminhoneiros": num país de joelhos, mais um ato da Farsa, Comédia... e Tragédia
Até uma semana antes, diante de um país ajoelhado e crente, pregavam-se os poderes divinos do "Deus Mercado".
"Mercado" é imemorial engrenagem da vida econômica-social. Mas, nestes tempos, vendido e comprado como ente onipresente, Supremo.
Esse "Mercado" tornado divino foi atropelado. Junto, atropelado o país crente e ajoelhado.
Atropelado por outra entidade apresentada como sobrenatural: "Os Caminhoneiros". Na vida terrena ele seriam 1,5 milhão entre autônomos e sindicalizados.
Obviamente de todos os credos. Mas é fato que Bolsonaro os atiçou publicamente. Antes e depois, prometendo perdoar multas aplicadas nos dias de greve.
É fato que muitos "Caminhoneiros" juraram amor a Bolsonaro... Assim como é fato que trancaram estradas para derrubar Dilma.
É fato que agora, sem perceber o (perigo) que avançava no rastro do caos, também esquerdas a princípio embarcaram nessa.
Só depois se perceberia: "Caminhoneiros" são peões. E seus patrões exploraram suas pautas e misérias. Tramaram e pilotaram essa "greve"; o "locaute", ilegal.
Razões são infindáveis: a geopolítica dos produtores mundiais de petróleo. Tensões múltiplas no Oriente Médio. Trump ameaçando o Irã...
...Valorização do dólar de apostadores externos diante do real...
...Política de preços da Petrobras; para corrigir retenção via subsídios do governo Dilma, a diarréia mercadísta de agora: em 30 dias, 16 aumentos da gasolina e diesel...
... País refém de caminhões em rodovias, sem sistema ferroviário, hidroviário etc.
...Mas não faltaram avisos, por escrito. Dos patrões e peões. Para governo que inexiste. Por ser ilegítimo, produto de uma Farsa.
Farsa porque depôs um governo acusando-o de corrupção sabendo que empossaria quadrilhas.
Farsa porque berros anticorrupção silenciariam. Porque seletivos, mesmo diante da mais escancarada corrupção.
Farsa porque tantos que comandaram espaços, vozes, helicópetros e atos não resistem às próprias histórias. E a de seus negócios.
Farsa por venderem que "o Estado" é "O Mal" e só "O Mal". E que "O Mercado" é "Divino".
Agora, note-se a conta do locaute: R$ 10 bilhões em subsídios... Do Estado...ou seja, dos contribuintes. E prejuízos, até aqui, estimados em mais de 10 Bilhões.
Farsa com entreatos de comédia; como pizzas sendo entregues a cavalo pela cidade de São Paulo.
Farsa que, com ou sem "Caminhoneiros", não acabará... Farsas podem se transformar em tragédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.