domingo, 24 de agosto de 2014

Aos seguidores de Rodrigo Constantino, adoradores do Neoliberalismo e assíduos leitores da Veja

Extraído do site da revista Carta Maior e do site Esquerda.net:

   Política de Austeridade é um “completo fracasso” em toda a Europa, afirma o Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz



Stiglitz sublinha que "agora vemos o enorme preço que a Europa está a pagar"

Austeridade é um “completo fracasso” em toda a Europa, afirma Stiglitz.

Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001, afirma que as políticas de austeridade  neoliberal são boas para alguns bancos, mas um “completo fracasso” em toda a Europa. Alertando que se a estratégia não for alterada radicalmente a situação vai-se agravar, o economista refere que a Europa está a “ir pelo mesmo caminho” que o Japão e aponta que alguns países estão em depressão.


Stiglitz sublinha que "agora vemos o enorme preço que a Europa está a pagar".

Joseph Stiglitz esteve esta semana numa conferência na cidade de Lindau, no Sul da Alemanha. O prémio Nobel falou então à agência Bloomberg e a sua intervenção também foi destacada pelo jornal Financial Times.

Sob o título “O espectro de uma década perdida assombra a Europa”, o Financial Times salienta que Stiglitz disse que a Europa está a “ir pelo mesmo caminho” que o Japão, numa referência à depressão - recessão e queda dos preços em simultâneo - prolongada neste país, e frisou que “a única forma de descrever o que se está a passar em alguns países europeus é depressão”.

O Nobel apontou também: "A Europa tem muitas pessoas talentosas e [se] país após outro não está a funcionar, tem que ser um problema sistémico. O problema básico é que não é uma área monetária ótima." O economista acrescentou que “a combinação de estruturas falhadas com políticas falhadas tem sido devastadora".

Nas declarações à Bloomberg, Stiglitz afirma que as políticas de austeridade seguidas por toda a Europa são um “completo fracasso”, salienta que o elevado desemprego e o fraco crescimento indicam o fracasso das políticas seguidas e sublinha que "agora vemos o enorme preço que a Europa está a pagar".

Joseph Stiglitz diz também que a união bancária está a andar muito lentamente, que a zona euro precisa de união fiscal e aponta, referindo-se à intervenção Banco Central Europeu (BCE), que “a política monetária não pode realmente ser um substituto” da união fiscal.

"Todos concordam que a união bancária é uma coisa boa, mas está a avançar muito lentamente", disse o economista, considerando que são necessárias resoluções bancárias rápidas que "garantam os depósitos", ou "o dinheiro vai voar dos países fracos para os países fortes e os fracos só vão ficar mais fracos".

O prémio Nobel da Economia defende ainda que a zona euro precisa da mutualização das dívidas, realçando que com os eurobonds os Estados poderiam conseguir "empréstimos com a força do todo", o que levaria as taxas de juro para valores idênticos aos dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.