sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Encontro para a Nova Consciência em Campina Grande, Paraíba





Exemplo Maior de Amor, Tolerância, Diálogo, Fraternidade, Sabedoria e Democracia



Carlos Antonio Fragoso Guimarães



Todos os anos, no período do Carnaval, desde 1992, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, é palco de um dos mais maduros, tolerantes e democráticos eventos filosófico-humanistas do planeta: O Encontro para a Nova Consciência - O Pensamento da Cultura Emergente, atualmente chamado de "Encontro da Nova Consciência". (Clique aqui para ver o programa do Encontro de 2010).

O Encontro para a Nova Consciência é um espaço de encontro (não de mistura, mas de diálogo e compreensão, pois a diferença é rica e enriquecedora) interdisciplinar e inter-religioso, verdadeiro exercício de um encontro encumênico, onde se discutem e vivenciam os temas filosóficos mais caros ao ser humano: o sentimento de fraternidade, partilha, troca de idéias e vivencias de contato humano e espiritual a partir de exposições e diálogos de diferentes tradições e filosofias (houve mesmo uma extensa reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, sobre o evento, que foi ao ar no dia 09/03/2003).

"Se pudermos olhar para o outro como nosso irmão e fraternal e solidariamente darmos a mão e caminharmos juntos, esse é o ideal, e foi pra isso que Deus nos fez. É a prática do exercício do amor que gera a paz. Essa é a proposta maior da nova consciência", nos fala sabiamente o Pastor Nehemias Marien, participante e trabalhador assíduo do Encontro desde sua primeira edição, em 1992 (Clique Aqui para ver a História do Primeiro Encontro Para a Nova Consciência em 1992)

O evento se mostra uma espaço de encontro e diálogo (e não - como querem fazer crer os que, desconhecendo-o, não obstante pretensiosamente pensam tudo conhecer - de mistura e muito menos de proselitismo) entre a ciência, a filosofia e as diferentes tradições religiosas, como o catolicismo, o espiritismo, alguns representantes protestantes mais equilibrados e mais atrelados à madura e respeitável mensagem original de Lutero - e, portanto, ainda não contaminada por um Pentecostalismo fundametalista alienante próprios do televangelismo moderno -, o budismo, o islamismo, as religiões afro-indígenas, etc.

As propostas e práticas de aceitação e harmonia do Encontro Para a Nova Consciência demonstram a capacidade do homem de, ao amadurecer, aceitar as diferenças e a possibilidade do aprendizado mútuo pelo encontro de diferentes perspecitvas. Nomes reconhecidos internacionalmente participaram de diferentes edições do evento, desde o teólogo Leonardo Boff ao Psicólogo francês, mas brasieiro de coração - que teve o nome indicado ao Prêmio Nobel da Paz - Pierre Weil.


Na foto que abre este artigo, vimos o saudoso Bispo de Campina Grande, Dom Luis Gonzaga Fernandes (foto, junto com o idealizador do Encontro, então prefeito e posteriormente governador, Cássio Cunha Lima; o Pastor Nehemias Marien e o saudoso comunicólogo Augusto César Vannucci, em foto do primeiro Encontro, em 1992). E o estimado bispo, já no primeiro e histórico Encontro Para a Nova Consciência, realizado em 1992, dizia com sabedoria e olhar amplo, acima das mesquinharias dos vários "ismos" humanos:

Quando nós falamos de ecumenismo não estamos pensando num coquetel de incongruências, mas em questões bem assentadas. Se desejamos realmente nos apresentar diante do mundo como portadores de uma bandeira religiosa (do latim religare=religar o homem ao divino), é vergonhosa nossa divisão.

É este clima de amizade, de aceitação positiva do outro, que tem feito o Encontro para a Nova Consciência um sucesso renovado e crescente ano após ano, apesar das dificuldades de patrocínio e do descaso da mídia comercial.

O clima de respeito, tolerância e cordialidade do Encontro da Nova Consciência. O paradoxal, contudo, é que esta preciosidade tem sido alvo de ataques de segmentos religiosos desde o primeiro encontro. Estes ataques foram aumentando até que se se tornaram oficiais em um evento paralelo, imitando de forma caricata, o Encontro da Nova Consciência, mas que é em tudo o exato contrário, na teoria e prática, deste. Trata-se do chamado "Encontro para Consciência 'Cristã' ", que, veremos, na prática, de Cristã parece ter bem pouco.

Algumas seitas neopentecostais protestantes de cunho fundamentalista, capitalista e conservador, em uma amostra clara de pequenez espiritual, falta de tolerância e demonstração cabal do mais abjeto fanatismo religioso, já desde a primeira edição do Encontro para a Nova Consciência demonstram seu temor ao livre-pensar, ao contato de diferenças e ao ecumenismo, fazendo-se presentes como fator de perturbação do mesmo. Assim, além de frequentemente ficarem à porta do Teatro Municipal Severino Cabral de Campina Grande, onde se realizam as palestras mais importantes do Encontro da Nova Consciência, palestrando ou distribuindo panfletos contra o Encontro - e tendo até mesmo, em 2007, chegado ao cúmulo de se apresentarem em frente ao Teatro Municipal vestidos de preto, queimando pneus e apresentando-se com tochas ao estilo ameaçador das seitas protestantes que formam a Ku Klux Klan norte-americana.

Na verdade, a prática desta tática por seitas fundamentalistas de cunho pentencostal foi recentemente tema de um documentário chocante feito sobre a forma de como é feito a modelagem do comportamento de crianças para se tornarem futuros pastores e agressivos missionários para converter, quase que à força, todos os que não rezarem pela mesma cartilha, no impressionante filme Jesus Camp, de 2006, dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady. E essa mesma prática, adaptada à realidade brasileira, visando à expansão proselitista objetivando o poder de manipulação com viezes políticos é mesmo denunciada por lúcidos pastores portestantes mais coerentes com os evangelhos e mais equlibrtados. Veja-se, por exemplo, a bela explanação do Pastor Ed. René Kivtiz, apresentado no blog do Pastor Théo Mendonça, no seu texto "O Evangelho dos Evangélicos".

Veja o texto completo deste artigo sobre o Encontro da Nova Consciência clicando aqui

Veja uma apresentação em vídeo do Encontro da Nova Consciência clicando aqui:
http://www.youtube.com.br/ongnovaconsciencia.

Veja também os site do Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.