sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uma das mais belas músicas...


Johann Pachelbel (1653-1706) foi um compositor, organista e pedagogo alemão cujas composições expressam bem o estilo barroco. Embora não seja tão conhecido quanto seus conterrâneos famosos, Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Georg Friedrich Handel (1685-1759), escreveu uma das mais belas e executadas obras clássicas de todos os tempos: o Cânone, ou Canon, uma obra para orquestra de cordas e acompanhamento de cravo e violoncelo (formando o baixo contínuo), cujos temas são repetidos e retrabalhados por todos os instrumentos.

Rearranjada e tocada em inúmeras formas - desde as mais eruditas indo mesmo aos conjuntos de rock (a cadência introdutória do Canon pode ser encontrada em canções dos Beatles, do U2, etc., e mesmo os temas são cantados por bandas várias) - uma das mais belas versões foi feita pelo pianista norte-americano David Lanz, em uma série de variações sobre um dos temas do Canon.

Lírica e intimista, reproduzo aqui a execução de Lanz de suas variações sobre o Canon de Pachelbel, acompanhada de imagens bucólicas. O vídeo foi retirado do Youtube...

Espero que apreciem esta belíssima página musical, que ainda hoje me toca profundamente.

Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.