sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Brasil parece uma sociedade de castas, diz o jornal francês Le Monde



Matéria publicada neste sábado (15) pelo jornal Le Monde com o título: "O Brasil tem ares de uma sociedade de castas"
 
Do RFI
Le Monde publica neste sábado (16), em seu caderno de economia, a terceira reportagem da série desigualdades, enfocando a situação no Brasil e na Rússia. As análises aprofundam os dados do projeto World Wealth and Income Database (base de dados sobre patrimônio e renda), dirigido pelo economista francês Thomas Piketty. O documento divulgado na quinta-feira (14) aponta que, desde os anos 80, 1% da população mais rica do planeta aproveitou do crescimento econômico duas vezes mais do que os 50% mais pobres.
As duas potências “emergentes correm o risco de uma situação extrema”, afirma o vespertino. Na Rússia de Vladimir Putin, 21 milhões de pessoas vivem com uma renda inferior ao mínimo vital. O ex-país comunista, estritamente controlado pelo Kremlin, é um dos mais desiguais do mundo.
 
No Brasil, as “esperanças” da era Lula, que tirou da pobreza milhões de pessoas, deram lugar à amargura no país do chamado “racismo cordial”, escreve Le Monde. As desigualdades voltam a crescer. O economista Marc Morgan, aluno de Piketty, fez o estudo sobre o Brasil e calculou a renda dos mais ricos do país. Segundo os dados, 1% da população, ou seja, 1,4 milhão de pessoas, recebem por ano € 287 mil (cerca de R$ 1,1 milhão). Já os super-ricos, que representam 0,1% da população, ganham por ano 40 vezes mais do que o equivalente à renda média estimada de todos os brasileiros. 
Diante desses números, as desigualdades no Brasil são comparáveis à situação no século 19 na França, quando Victor Hugo escreveu o romance “Os Miseráveis”, avalia o texto.
Desigualdade como escolha política
A correspondente do Le Monde no Brasil, Claire Gatinois, começa o artigo traçando o perfil de uma empregada doméstica da periferia de São Paulo que acreditou no milagre de “melhorar de vida” e hoje constata que “nada mudou”.
A reportagem cita Marc Morgan, para quem “a história recente do Brasil indica que o país fez uma escolha política pela desigualdade”. “Um dos pilares da permanência da enorme diferença de salários é a política fiscal que faz os mais pobres pagarem proporcionalmente mais impostos do que os mais ricos”. Além disso, as fraudes são uma prática utilizada com frequência pela classe A para escapar do fisco.
A manutenção dos privilégios da elite dá ao Brasil “ares de uma sociedade de castas”, como a denunciada por Gilberto Freyre no livro “Casa grande e Senzala”, denuncia o artigo. Desigualdade de classe e de raça. Ser negro no Brasil significa com frequência “ser condenado à miséria”, constata Le Monde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.