segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Fundamentalismo, anti-intelectualismo, neofascismo e a nova "ordem", por Frederico Firmo




"Em nosso contexto mais mundano, o Brasil de Bolsonaro, um temor gerou um frio em minha espinha. Ultimamente, depois de tantos séculos, tenho lido e ouvido falar que a Terra é Plana, que Einstein e Darwin estão errados. Surgiu até um novo profeta, Olavo, o preferido do Jair Messias. Mas o temor surgiu quando estava lendo um livro muito bonito sobre a matemática: "Gamma:Exploring Euler's constant" Julian Havil e Freeman Dyson. Um livro para quem gosta de ciências e matemática. Mas eu gelei quando me deparei com a citação."





Citações, profecias e a nova ordem, por Frederico Firmo
A religião e as igrejas têm história e contexto embore sempre se refiram de forma  atemporal.

Em nosso contexto mais mundano, o Brasil de Bolsonaro, um temor gerou um frio em minha espinha.  Ultimamente, depois de tantos séculos, tenho lido e ouvido falar que a Terra é Plana, que Einstein e Darwin estão errados. Surgiu até um novo profeta, Olavo, o preferido do Jair Messias. Mas o temor surgiu quando  estava lendo um livro muito bonito sobre a matemática: "Gamma:Exploring Euler's constant" Julian Havil e Freeman Dyson. Um livro para quem gosta de ciências e matemática. Mas eu gelei quando me deparei com a citação.

"O Bom Cristão deve se precaver contra Matemáticos, e todos os que fazem profecias vazias. O perigo  existe de que os matemáticos tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem presos às correntes do Inferno"
"St. Agostinho

Se isto for lido pelo ministro da Educação eu temo que venham propor um decreto para uma nova reforma na educação, eliminando a Matemática. Assim  ficaríamos apenas com o português ( sem interpretação de textos) e inglês ( com interpretação do texto).

Eu fiquei com muito  receio, pois o novo ministro defendeu o anticientificismo. Talvez esta postura venha de suas leituras  Santo Augustinho. O Santo numa outra frase nos brinda com:

Existe uma outra forma de tentação ainda mais carregada de perigo. Esta é a doença da curiosidade.... É a que nos dirige para tentativa de descobriros segredos da natureza, cujos segredos estão além da nossa compreensão, e que não nos trarão nada e sobre as quais o homem não deve desejar aprender.
 

— Saint Aurelius Augustinus Augustine
In Dragons of Eden by Carl Sagan (1977)
Talvez por isto ele goste tanto da atual reforma que eliminou Ciências da grade obrigatória.

Numa tentativa hermenêutica ( pós lava-jato o termo  interpretação foi trocado por hermenêutica),  de reconciliar o mundo atual com o profeta e Santo,eu pesquisei  e descobri que os matemáticos na época do Santo  eram os escribas do templo e cuidavam da colheita e dos dinheiros. Ou seja eles eram economistas. Após esta descoberta tudo ficou mas claro e  me permitiu  reescrever   a frase.

"O Bom Cristão deve se precaver contra Economistas, e todos os que fazem profecias vazias. Pois,  perigo existe  de que os Economistas  tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem presos às correntes do Inferno"

"St. Agostinho"

Vejam como Santo Agostinho é atual.
Mas  para me conciliar definitivamente eu fui buscar uma frase de São Tomaz de Aquino

"Desconfiem de um homem de um único livro......"
Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.