segunda-feira, 18 de julho de 2022

Neide Miele e Mauro Lopes sobre a percepção do Divino pela humanidade: No Começo, era a Grande Mãe

 


Do Canal Paz e Bem, de Mauro Lopes:



No Paz e Bem do dia 1 de abril de 2022, Mauro Lopes dialogou com a professora Neide Miele, que lançou recentemente um blog chamado E A GRANDE MÃE VIROU DEUS PAI (https://www.eagrandemaeviroudeuspai.com) em que retrata quando e como as religiões ditas pagãs começaram a ser substituídas por um monoteísmo excludente e misógino. Iremos conversar neste primeiro de quatro encontros sobre o início das religiões.

Conheça um pouco a história de Neide, contada por ela própria: "Fui aluna de Luiza Erundina no Curso de Serviço Social da Faculdade de São Caetano do Sul, na época uma extensão da PUC-SP. Com ela tive minha iniciação na Esquerda. Entrei para o MEP - Movimento de Emancipação do Proletariado, na época dirigido pelo Ivan Valente. Em 1975 houve a queda da direção da Organização. A direção do MEP foi presa. Eu e meu companheiro fomos então, em janeiro de 1978, para João Pessoa. Lá me engajei na Pastoral Rural conduzida pelo arcebispo B dom Pelé. Foi nessa época que Manoel da Conceição, um camponês exilado voltou ao Brasil nos braços da Anistia. Ele fundou o CENTRU, Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. Eu e meu companheiro fomos os responsáveis por conduzir o Centru na Paraíba. Participamos do ENTOES no Rio de Janeiro - Encontro Nacional dos Trabalhdores em Oposição à Estrutura Sindical, que antecedeu a fundação da CUT e do PT. Fomos fundadores do PT da Paraíba. Organizamos a primeira greve dos canavieiros da Paraíba. Enfim, o que era para ser um tempo curto acabou sendo mais de 40 anos de trabalho na Paraíba. Em 1985 saí do Centru e tornei-me professora na Universidade Federal da Paraíba. fiz concurso para a UFPB. Lá, tive a oportunidade de participar da criação do primeiro curso de graduação em Ciências das Religiões em uma universidade federal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.