quarta-feira, 13 de julho de 2022

Curso O Feminino nas Religiões, com a Professora Dra. Neide Miele, pelo Canal Paz e Bem (vídeos 1 e 2)

 



O curso “O Feminino na história das Religiões” é uma realização do canal Paz e Bem, sob a responsabilidade de Neide Miele, professora aposentada do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)




O dia 22 de julho é consagrado a SANTA MARIA MADALENA. Essa inovação aconteceu em 2016, por iniciativa do papa Francisco, que decidiu transformar a memória litúrgica de Maria Madalena, para uma Apóstola. Sua decisão foi profética e será lembrada como dos aspectos mais significativos de seu pontificado, sobretudo em nesse momento de retrocesso das conquistas femininas, devido ao avanço da extrema direita mundial. Nós começamos nosso curso exatamente com ela – MARIA MADALENA. Impossível falar da maneira como o feminino é tratado pelas religiões, TODAS, sem mencionar a mulher cuja imagem foi profundamente profanada. Durante muitos séculos MARIA MADALENA foi tida como PROSTITUTA, mesmo sem NUNCA TER SIDO - Neide Miele. Bibliografia - Análise dos símbolos gnósticos sobre Maria Madalena na iconografia medieval/renascentista, texto apresentado por mim no XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, em 2009, ISBN 978-85-7103-564-5 - Maria Madalena e o Santo Graal: A mulher do vaso de Alabastro. Margaret Starbird. Ed. Sextante, 2004. - O legado de Madalena. Laurence Gardner. Ed. Madras, 2005. - O evangelho de Maria: Míriam de Magdala. Jean-Yves Leloup. Ed. Vozes, 2003. - O romance de Maria Madalena: Uma mulher incomparável. Jean-Yves Leloup, Ed. Verus, 2002.

DATAS E HORÁRIOS DO CURSO NO YOUTUBE:

Os 33 encontros previstos, SERÃO REALIZADOS AO VIVO ÀS TERÇAS-FEIRAS ÀS 17H. Depois de cada programa ao vivo, o vídeo ficará integrado ao acervo do Canal Paz e Bem na playlist de nome: O feminino e as religiões. OBJETIVOS: O objetivo do canal PAZ E BEM é fornecer elementos para uma análise crítica da sociedade que construímos, alavancada pelo individualismo exclusivista, pelo machismo excludente e pelos relacionamentos tóxicos. Sem compreendermos a fonte dos inúmeros preconceitos que permeiam o mundo contemporâneo, será impossível criarmos as bases para uma sociedade alicerçada em novos relacionamentos e no bem comum. PROPOSTA: Nossa proposta é explicitar as maneiras pelas quais as instituições religiosas ao longo das civilizações foram se apossando do transcendente para transformar o SAGRADO em PROFANO, o CUIDADO em PODER, a ESPIRITUALIDADE em RELIGIÃO. CONTEÚDO: O conteúdo será apresentado em três blocos temáticos: 1- A arte de cuidar – Templos e conventos, catedrais e universidades - As “Casas da Vida” no Egito antigo (início dos hospitais) - Hildegard von Bingen – a primeira herbalista do Ocidente - Idade Média, as universidades e a exclusão das mulheres - Saúde e neo-liberalismo x sabedoria ancestral: Universos em conflito - As PICS como forma de cuidar de si e dos outros 2 - Princípio Feminino e Princípio Masculino - O conceito de ABSOLUTO no simbolismo das catedrais - O Yin-Yang taoísta - O casamento alquímico - nima-ânimus junguiano - Superação dos preconceitos como condição para uma nova sociedades 3 – Mitos e Ritos – Símbolos e Simbolismos - Mitos dos povos ancestrais - Símbolos pagãos nos ritos cristãos - Mitologias sobre o Santo Graal - Raízes egípcias da unção - O papel de Maria Madalena na vida e obra de Jesus As referências bibliográficas serão apresentadas na descrição de cada programa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.