segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Fake News: sua tia foi vítima de uma organização criminosa. Texto de Felipe da Silva Freitas, pesquisador de criminologia



Resultado de imagem para goebbels mentira



   Uma denúncia apresentada pelo jornal Folha de São Paulo expôs graves crimes praticados pelo candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). A matéria da jornalista Patrícia Campos Melo informou que o candidato teria recebido doação ilegal de empresas que teriam firmado contratos de R$ 12 milhões para aquisição de pacotes de disparo em massa de mensagens contra o Partido dos Trabalhadores através do whatsapp (...).



Do Justificando:



Fake News: sua tia foi vítima de uma organização criminosa 

Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Fake News: sua tia foi vítima de uma organização criminosa 



Uma denúncia apresentada pelo jornal Folha de São Paulo expôs graves crimes praticados pelo candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). A matéria da jornalista Patrícia Campos Melo informou que o candidato teria recebido doação ilegal de empresas que teriam firmado contratos de R$ 12 milhões para aquisição de pacotes de disparo em massa de mensagens contra o Partido dos Trabalhadores através do whatsapp [1]. Bolsonaro não foi categórico ao responder a denúncia e chegou a afirmar que não teria responsabilidade naquilo que tenha sido feito pelos empresários que o apoiam. O PT, PDT e PSOL requereram a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e destacaram na imprensa a gravidade do ocorrido.
O caso evidenciou uma fratura da democracia e desnudou o papel débil do Poder Judiciário e da mídia que permitiram até aqui inúmeras interferências indevidas no processo eleitoral. Os avisos são antigos, mas, as opções do TSE e de setores da opinião pública foram ineficazes para barrar a progressiva deterioração das instituições e a acelerada escalada autoritária.
Os absurdos se iniciaram com a prisão de Lula  – primeiro colocado em todas as pesquisas presidenciais  – e se agravaram ao longo do tempo com  decisões que foram permitindo o alargamento do uso do poder econômico e, por outro lado, tolerando uma acentuada erosão do poder de mediação da própria justiça perante eleitores e candidatos.
Mesmo diante das evidências de disseminação de fake news, a Justiça Eleitoral realizou apenas convites aos partidos e apelos à sociedade e às empresas de aplicativos. O combate implacável às fake News prometido pelo Ministro Fux não aconteceu. O TSE recusou a função de dirigente do processo eleitoral deixando a impressão de que, a qualquer momento, um oportunista autoritário pode chamar para si a condução das eleições e da política no Brasil.
Não foram poucos os sinais de que as maldosas mensagens que circularam livremente nos grupos de família não eram uma mera ingenuidade da sua tia e nem um vacilo do seu primo que não conferiu a veracidade da informação. É óbvio que a onda no whatsapp obedeceu a uma engenhosa  fábrica para gerar e difundir falsa informação.
O cenário foi catalisado por posturas de parte da imprensa que tolerou e subestimou o peso das notícias falsas argumentando que as denúncias dos candidatos eram mero diversionismo. O conhecido jornalista Ricardo Boeacht, por exemplo, chegou a falar que a “maior fake News das eleições foram as próprias fake News” [2] defendendo que tais mentiras não teriam a proporção que estava sendo apresentada. Articulistas do Globo e da própria Folha de São Paulo, autora da atual denúncia, dedicaram-se a convocações genéricas deixando de investigar o caráter articulado destas produções criminosas de injurias e difamações. A matéria da jornalista Patrícia Campos Melo desvelou o complexo jogo para intervir na disputa eleitoral e pôs em destaque a omissão e o equívoco dos seus colegas e patrões.
O que dirão agora aqueles que até então subestimaram o peso da mentira? O que fará o TSE diante das flagrantes ilegalidades? Como conter o poderio econômico das grandes empresas e o império das redes sociais?
Enquanto a justiça demora, ocorrências de violência confirmam o potencial lesivo das histórias de ódio e os riscos autoritários rondam a escolha presidencial. A morte do capoeirista Moa do Katendê; as várias agressões a pessoas LGBTI+ e os relatos de intimidação e violência física e moral contra eleitores assombram a vida nas cidades do país. O incômodo ressoa pela voz dos artistas e mobiliza grupos e organizações sociais que indagam. E agora Ministra Rosa Weber?
Felipe da Silva Freitas é doutorando e mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB).
Leia mais:


Notas:
[1] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml
[2] https://videos.band.uol.com.br/16550043/boechat-maiores-fake-news-das-eleicoes-foram-as-fake-news.html


                                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.