Dos EUA a Cuba, de Putin a Zelenski, da União Europeia a países latino-americanos, todos os líderes também pediram a proteção ambiental que destruída sob os desmandos de Bolsonaro
De EUA a Cuba, Putin a Zelenski, União Europeia a países latino-americanos, líderes de nações em todo o mundo parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva como o novo presidente do Brasil. Além de felicitar Lula, quase foi unânime entre as lideranças a preocupação notória da proteção ambiental e cooperações internacionais com o Brasil.
Os presidentes da América Latina comemoraram a vitória de Lula, na qual consideraram ser a vitória da democracia contra as pautas e condutas extremistas de Jair Bolsonaro. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, não só publicou o comunicado em seu Twitter, como visitou e abraçou, pessoalmente, Lula.
Do Chile, o presidente Gabriel Boric falou em “alegria”, desejou “sucesso” e lembrou os “laços históricos” entre os dois países, pensando em “um futuro renovado”.
O presidente do México, Andrés Obrador, compartilhou uma foto com Lula e afirmou que, agora, “haverá igualdade e humanismo”.
Na região, ainda, Equador, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Uruguai, Bolívia, e outros países comemoraram e elogiaram Lula.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem direta à Lula, afirmando que a sua vitória “confirma a alta autoridade política” do político eleito para comandar o país e disse esperar um “trabalho conjunto” para garantir uma cooperação “em todas as esferas”.
No polo oposto da recente guerra instaurada entre os países, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também parabenizou Lula, comentando que o Brasil é “amigo da Ucrânia de longa data”.
Além de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que foi a primeira liderança internacional a felicitar Lula, em um carta direta [abaixo], mostrando a credibilidade de sua vitória para o mundo e para Jair Bolsonaro, lideranças de outros países desenvolvidos e importantes para a cooperação internacional também o fizeram.
Do Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau falou em “entregar resultados a canadenses e brasileiros e avançar em nas prioridades compartilhadas” e também mencionou a proteção ambiental.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, colocou também a expectativa de cooperação econômica com o Brasil de Lula, falando em “crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”.
“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu o presidente da França, Emmanuel Macron.
Na Alemanha, o chanceler Olaf Scholz disse aguardar “uma cooperação estreita e confiável” e também mencionou a pauta da “proteção climática”.
Em Portugal, o primeiro-ministro António Costa afirmou que falou diretamente com Lula, felicitando-o “calorosamente”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou Lula e falou em “desafios globais” a serem superados “desde a segurança alimentar até o comércio e as mudanças climáticas”.
Na China, o presidente Xi Jinping e seu porta-voz deram parabéns a Lula. “Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”
Ainda, outras dezenas de países pelo mundo também comemoraram a vitória de Lula à Presidência do Brasil, como o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa e o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, ambos países do BRICS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.