segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

André Singer: Posse de Bolsonaro encerra o ciclo do golpe e da destruição promovida pela Lava Jato






Jornal GGN - Em 31 de dezembro o País deixa para trás a etapa que "corresponde à tentativa, com sucesso, de destruir o modelo erguido à sombra da Constituição de 1988". Essa etapa começou com o "estelionato eleitoral de Dilma", passou pelo impeachment sem razão de ser e chegou à eleição de um admirador da ditadura militar que se diz contra tudo que está aí.
 
Em janeiro de 2019, com a posse de Jair Bolsonaro, "um novo ciclo se abre. A extrema direita ganhou o direito de implementar o seu modelo por pelo menos quatro anos."
 
Em artigo na Folha, André Singer escreveu: "Sempre é bom registrar que o principal agente demolidor foi a Operação Lava Jato, apoiada na maciça e simpática cobertura da mídia."
 
Agora, com a Lava Jato ironicamente alçada ao poder por meio da nomeação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro - que, ao longo de 3 décadas de mandato, fez parte do sistema que a operação quer romper - há de se conferir como se comportará as forças que deveriam representar o contra-peso.
 
Por hora, o que se sabe é que o governo que se inicia em 10 dias é "um misto improvisado, bizarro e lúgubre de trumpismo, pinochetismo e olavismo de carvalho está no ar. O anverso propositivo da Lava Jato inaugura-se em 1º de janeiro e o seu perfil ainda é difícil de entender." 
 
Para Singer, "os sobreviventes do terremoto —como é o caso do lulismo —podem até dar a volta por cima, mas terão que atuar em condições transformadas."
 
"Na qualidade de vidraça, o presidente da República a partir de janeiro vai levar muita estilingada. Aos que não gostam do programa ora vencedor, resta ter o discernimento de construir, em meio aos estilhaços que vão voar, propostas alternativas para o país."
 
Leia o artigo completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.