Para professora, indígenas “são considerados uma ameaça à nação, porque o modo de pensamento desenvolvimentista não aceita a diferença” sendo, portanto, socialista.
"O primeiro texto lido pela professora Alik Wunder, da Faculdade de Educação (FE), ao voltar das férias em meados de janeiro, foi “Os últimos socialistas – Ou por que perseguir os povos indígenas?”, de Daniel Munduruku, uma leitura que em sua opinião ajuda a compreender porque os indígenas estão sendo tão atacados por este novo governo."
O primeiro texto lido pela professora Alik Wunder, da Faculdade de Educação (FE), ao voltar das férias em meados de janeiro, foi “Os últimos socialistas – Ou por que perseguir os povos indígenas?”, de Daniel Munduruku, uma leitura que em sua opinião ajuda a compreender porque os indígenas estão sendo tão atacados por este novo governo. “O respeito à diferença entre os mais de 300 povos indígenas que vivem no Brasil hoje é muito forte dentro do pensamento e do movimento indígena, e isto é ameaçador. Esta é a ameaça, que vem do que Daniel Munduruku chama de “últimos socialistas”. Para além do fato de muitos povos indígenas estarem em terras com riquezas minerais e recursos hídricos, eles são considerados uma ameaça à nação, porque o modo de pensamento desenvolvimentista não aceita a diferença. Não aceita outros modos legítimos de estar no mundo, outras formas de conceber o que é desenvolvimento. Daí, ser simbólico que o primeiro decreto seja contra os indígenas.”
Alik Wunder lembrou-se também de um texto de Ailton Krenak, importante pensador e liderança do movimento indígena no Brasil, sobre a complexa engenharia social destes povos. “Krenak fala da capacidade dos povos indígenas de viverem juntos sem se matar, respeitando a identidade e o território do outro. Mesmo em tempos de luta, havia o respeito pelo inimigo, bem diferente do que se faz no mundo ocidental. São outras formas de se relacionar com o mundo natural, com o tempo, enfim, nos apresentam outras humanidades. São modos de viver extremamente potentes, que de alguma maneira vão contra tudo o que se constrói dentro do pensamento ocidental moderno e da lógica capitalista”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.