terça-feira, 13 de julho de 2021

A fotografia dos retrocessos de Temer e Bolsonaro no Brasil: relatório mostra país fora do desenvolvimento

 


Relatório Luz 2021, que analisa quais objetivos de desenvolvimento sustentável estão sendo cumpridos, mostra só retrocessos

Jornal GGN – O Brasil vem regredindo nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que são as metas prometidas pelo país na Agenda 2030. A conclusão consta no Relatório Luz da Sociedade Civil, lançado nesta segunda (12). “A fotografia é trágica e as consequências do que está acontecendo deverão ser sentidas por muito tempo”, afirmou coordenadora geral da ONG Gestos, e co-facilitadora do GT Agenda 2030, Alessandra Nilo.
O Brasil piorou em diversos pontos dos objetivos, entre eles a pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, gênero, economia e meio ambiente.

A análise de fiscalização sobre o quanto o país realmente vem cumprindo, ou não, com as metas é feita por um grupo de trabalho formado por 57 organizações e fóruns de todo o Brasil, com 106 especialistas, apresentando um cenário real do andamento dos 17 ODS.

Trata-se da quinta edição do Relatório Luz, onde foram verificadas as 169 metas do Brasil na Agenda 2030. E os resultados são desanimadores: 92 metas (ou 54,4%) estão em retrocesso; 27 (16%) estagnadas; 21 (12,4%) ameaçadas; 15 metas (8,9%) não tiveram dados suficientes para análise; 13 (7,7%) têm progresso insuficiente; e uma (0,6%) não se aplica à realidade brasileira.

“São dados oficiais estarrecedores e que mostram um Brasil cada vez mais distante do desenvolvimento sustentável, violando princípios constitucionais, violando direitos e desconstruindo políticas fundamentais para superação das desigualdades que marcam o país, hoje mais agravadas pelas crises de governança e pela pandemia”, afirmou Alessandra Nilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.