Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Bolsonaro ameaça direitos humanos no Brasil, diz chefe da Anistia Internacional Alemã




Chefe da Anistia Internacional na Alemanha quer que direitos humanos entrem na agenda de cooperação econômica
 
Markus Beeko. Foto: Aliança Internacional/M. Skolimowska
 
Jornal GGNO secretário-geral da Anistia Internacional (AI) na Alemanha, Markus Beeko, está preocupado com a piora das condições dos direitos humanos no Brasil, logo após a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à agência de notícias AFP, divulgada nesta segunda-feira (31), ele afirmou que, em 2018, a entidade registrou um aumento significativo de ataques contra ativistas de direitos humanos no país.
 
Entre os exemplos, está o assassinato Marielle Franco, no Rio de Janeiro, em março, juntamente com o motorista Anderson Gomes. A vereadora denunciava casos de violência policial. "Neste contexto, todos os Estados têm o dever de apoiar a sociedade civil no Brasil nos próximos meses”, pontuou Beeko. O secretário-geral destaca que, durante o período de vida pública, Bolsonaro fez repetidamente "anúncios e ameaças (...) bastante vigorosos" racistas e homofóbicos:
 
"Tememos um aumento da violência, assim como um agravamento da difamação, criminalização e estigmatização sociais", alertou, completando que o crime organizado vêm "operando em um clima de impunidade no Brasil nos últimos anos", o que tende a aumentar, baseando-se nos discursos de Bolsonaro que reforçam e autorizam a atuação violenta e impunidade.
 
Beeko sugere que os países que apoiam a AI aumentem o envio para o Brasil de observadores e também que a comunidade internacional faça uma lista com temas de possíveis violações do novo governo brasileiro no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. 
 
"Talvez isso proteja a sociedade civil de forma limitada, mas estes são sinais importantes", completando que o respeito aos direitos humanos entre na agenda da cooperação econômica entre os países. 
 
*Com informações do DW Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.